16/09/2011 - 12:57 Atualizado em 16/09/2011 - 12:57

Renovação de CNH sai mais barata sem serviço de despachante

Saiba como renovar seu documento economizando

Da Redação / TV Tem

 

 

 

 

Muito motorista dirige há anos, mas na correria do dia-a-dia se esquece de renovar a carteira de habilitação. Quando o motorista tira a carteira, ganha permissão para dirigir por um ano. Depois da primeira renovação, o prazo passa pra cinco anos. Na terceira idade, são três anos. Esta renovação tem um custo e se quiser economizar, pode providenciar o serviço sem contratar um despachante.

 

Agnaldo José Damião está há quinze dias sem dirigir. A carteira de habilitação dele venceu e escolheu um despachante para providenciar a renovação do documento. Para quem precisa renovar a carteira de habilitação e não quer desembolsar a taxa de serviço do despachante, pode solicitar a revalidação de casa mesmo pela internet.

 

Para a renovação você deve separar os seguintes documentos:

- original e cópia do RG;

- original e cópia do CPF;

- duas fotos 3x4 coloridas e recentes, com fundo branco;

- cópia e original do comprovante de residencia atualizado;

- se a carteira for anterior a 19 de novembro de 1999 é obrigatório fazer os cursos de primeiros socorros e direção defensiva.

 

Depois de realizar o exame de aptidão física e mental, estes condutores que ainda não renovaram a habilitação podem optar por:

- fazer prova de direção defensiva e primeiros socorros diretamente no Detran;

- realizar um curso a distância e fazer a prova;

- fazer um curso presencial de renovação com 15 horas/aula em um CFC, sendo dispensado de realizar a prova ou conforme determinação do Detran local. A prova tem 30 questões e o condutor deve alcançar no minimo 70% de acertos para ser aprovado.

 

No caso de quem tirou a carteira antes de 1999, é necessário fazer ainda uma prova de aptidão física e mental.

 

 

 

Comentários

  • Por: Samuel Feliciano dos Santos 9/17/2011 2:24:03 PM

    Para economizar e retirar a nova CNH no mesmo dia vale a pena ir para Tatuí e utilizar os serviços do PoupaTempo. É possível inclusive fazer o exame médico. Mesmo com o custo do deslocamento (gasolina/pedágio ou ônibus) fica mais barato. O tempo de esperar 15 dias ou mais acabou! Faltou a reportagem citar o PoupaTempo. Eu recomendo.
  • Por: AAIRON TELES DE CAMARGO 9/16/2011 2:39:14 PM

    A reportagem se mostra equivocada em relação às 2 (duas) fotos 3x4, que desde novembro de 2010 não se mostra mais necessária, devido a implantação do serviço de 1ª Habilitação, renovação e obtenção da CNH definitiva e começando pela internet, no qual se chama E-CNH, com isso as fotos são digitais e são tiradas na própria Ciretran ou Poupatempo, com o custo incluído na taxa de emissão da nova CNH.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal temmais.com. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal temmais.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.