09/03/2011 - 13:18 Atualizado em 09/03/2011 - 13:19

Uso de garrafas pet para comprar combustível é proibido por lei

Mas, poucas pessoas conhecem essa determinação

Da Redação / TV Tem

 

 

 

Uma lei pouco conhecida. Você sabia que é proibido usar garrafas pet para comprar álcool ou gasolina nos postos? A proibição já tem dois anos, mas muita gente descumpre e quase ninguém sabe qual é a forma correta pra fazer esse tipo de transporte.

 

Um descuido e pronto: o motorista fica no meio da rua por falta de combustível. Aí, a solução costuma ser a mesma: andar até o posto mais próximo e contar com a boa e velha garrafa pet. Gustavo Roldan já enfrentou essa situação algumas vezes.

 

O problema é que desde 2008 uma Lei Federal proíbe a venda de combustível em garrafas pet ou em saquinhos de plástico, mas o dono de um posto, Antônio Facchini, na zona oeste de Marília, diz que a maioria das pessoas desconhece a legislação. Por dia, ele atende cerca de dez motoristas pedindo socorro por falta de combustível.

 

As normas foram criadas para garantir a segurança de funcionários e clientes. A venda de combustível fora do tanque deve ser feita em recipientes rígidos, certificados e fabricados para isso. O problema é onde encontrar esses recipientes no mercado. Sérgio, frentista de outro posto, no centro de Marília, reclama da falta de esclarecimento.

 

Funcionário de uma oficina, Luciano Raimo usa gasolina para limpar as peças dos carros. Ele diz que costuma usar uma galão, mas que gostaria de saber a maneira mais segura de fazer o transporte do combustível. As garrafas corretas podem ser encontradas em algumas redes de postos de combustíveis, supermercados e lojas de acessórios para carros.

 

 

Comentários

  • Nenhum comentário para esta notícia. Seja o primeiro a comentar.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal temmais.com. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal temmais.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.