29/07/2010 - 20:06 Atualizado em 29/07/2010 - 20:07

Adolescentes se envolvem com o mundo do crime cada vez mais cedo

Em todo o estado, 7.150 adolescentes estão internados em unidades da Fundação Casa

Da Redação / TV Tem

 

A violência é uma realidade na maioria dos municípios. Mas o que chama atenção é que crianças e adolescentes estão entrando na criminalidade cada vez mais cedo.

A ficha policial de um adolescente que não quer se identificar é extensa. Roubos, furtos, tráfico de drogas e tentativas de homicídio. Com só 15 anos, ele já passou três vezes pela fundação casa. Flagrado pela polícia cometendo um assalto a mão armada, foi novamente levado para a Fundação Casa, onde está internado há quatro meses e deve ficar por um ano.

Os 72 menores internados na Fundação Casa de Rio Preto tem histórias parecidas. Abandonaram a escola e passaram a praticar delitos no começo da adolescência. Outro jovem, que não quer se identificar, fez o primeiro assalto aos 12 anos e não parou mais. Hoje com 15, cumpre a quinta internação.

Em todo o estado, 7.150 adolescentes estão internados em unidades da Fundação Casa cumprindo medidas sócio-educativas. A maioria - cerca de 5 mil - tem entre 15 e 17 anos. Mas muitos entraram para a criminalidade bem mais cedo, com 12, 13 anos. Esse perfil do menor infrator tem preocupado as autoridades.

Quase todos menores internados na Fundação Casa foram encaminhados para tratamento porque cometeram roubos. O segundo delito mais comum cometido por eles é o tráfico de drogas. A internação que pode durar até três anos tenta conscientizar o menor a deixar de lado a criminalidade. Mas convencê-los disso não é fácil, muitos são reincidentes.

Para evitar essas situações, em Fernandópolis, o juiz de infância e juventude, Evandro Pelarin, vai implantar o toque escola. A medida vai funcionar a partir do dia 10 de agosto. O estudante que estiver fora da instituição de ensino, durante o horário de aula, será recolhido e encaminhado a escola. Em caso de reincidência, os pais poderão ser multados.

Comentários

  • Nenhum comentário para esta notícia. Seja o primeiro a comentar.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal temmais.com. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal temmais.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.