05/07/2011 - 20:16 Atualizado em 05/07/2011 - 20:17

Rio Preto oficializa credenciamento para Parque Tecnológico na 5.ª-feira

Extinto IPA poderá virar pólo no ramo científico, além da instalação de faculdades estaduais

André Modesto/TV TEM

 

Um espaço que abrigou milhares de presos, por mais de 50 anos, agora poderá desenvolver conhecimento de ponta para a engenharia e medicina. O antigo Instituto Penal Agrícola de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, será transformado em um Parque Tecnológico, um projeto que deve sair do papel ainda em 2011. Na quinta-feira, representantes do pólo estarão na capital para entregar oficialmente os documentos ao Governo do Estado.

 

 


A área é suficiente para comportar quase 400 campos de futebol. No espaço, onde inicialmente os detentos plantavam e colhiam novas tecnologias poderão ser desenvolvidas. O parque abrigará uma incubadora no ramo científico e oferecerá terrenos para a instalação de empreendimentos médicos, com novidades da biotecnologia e tecnologia de informação.

 

 


No mesmo espaço ainda deverão ser instaladas sedes de faculdades estaduais, como a Unesp e a Famerp. A integração do ensino e pesquisa pretende alavancar os processos produtivos das empresas.

 

 

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) oferece ensino superior de graça e espera iniciar as atividades com três cursos. Mas ainda é preciso dinheiro para o projeto sair do papel. Com o Parque Tecnológico em funcionamento, Rio Preto espera se tornar vitrine para o mundo.

 

Comentários

  • Por: Washington Mattos Polotto 7/5/2011 7:39:17 PM

    Excelente. A cidade só tem a ganhar com isso... o problema é: sou membro de um grupo de paintball e todos os sábados fazemos nossos treinos por lá, onde há 5 casas abandonadas. Será que o projeto visa derrubar essas casas?

    Seria lamentável se tal coisa viesse a acontecer, demorou tanto para acharmos um lugar bom, confortável e seguro para praticar o esporte...
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal temmais.com. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal temmais.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.